About

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 25 de março de 2012

As 12 respostas às 12 perguntas

Eis então as minhas 12 respostas às minhas 12 perguntas:
  • 1. Acreditas que Deus existe?
  • 2. Consideras-te uma boa pessoa?
  • 3. Se Deus existe, e se existe o céu e o inferno, onde é que achas que vais passar a tua eternidade?
Céu.
  • 4. O Mandamento número 9 diz "Não dirás falso testemunho" (Êxodo 20:16). Alguma vez disseste alguma mentira na tua vida?
Sim.
  • 5. Se sim, o que é que isso faz de ti? (nome da pessoa que mente)
Mentiroso.
  • 6. O Mandamento número 8 diz "Não furtarás" (Êxodo 20:15). Alguma vez roubaste alguma coisa na tua vida - por mais pequena que ela tenha sido? (um clip, uma borracha, etc).
Sim.
  • 7. Que nome se dá alguém que já roubou alguma coisa na vida?
Ladrão.
  • 8. O Mandamento número 5 diz para honrar o pai e a mãe. Alguma vez respondeste de forma menos digna aos teus pais?
Sim.
  • 9. O Mandamento número 10 diz "Não cobiçarás". Alguma vez desejaste muito ter algo que não te pertencia, e tu sabias que não te pertencia?
Sim.
  • 10. O Mandamento número 7 diz "Não adulterarás". Alguma vez olhaste ou pensaste em alguém - que não a esposa ou o esposo - com intenções menos próprias? Isso chama-se de adultério.
Sim.
  • 11. Se respondeste a "Sim" a alguma das perguntas em torno da mentira, dos furtos, da rebelião contra os pais ou da inveja (cobiçar algo que não nos pertence), então és como o resto da humanidade: mentiroso, ladrão, invejoso, adúltero e rebelde. Tendo isso em conta, ainda te consideras boa pessoa?
Não.
  • 12. Se Deus existe, o que achas que Ele fará aos mentirosos, ladrões, adúlteros e rebeldes no Dia do Juízo Final, onde todo o pecado vai ser condenado?
Como Deus é Bom e Justo, todo o pecado - por mais pequeno que ele seja (mesmo roubar um clip que não nos pertence) - vai ser castigado e quem se apresentar na Sua Presença no seu pecado (repito, por mais pequeno que ele seja) vai ouvir de Deus estas palavras:
Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos.
Mateus 25:41
Claro, as pessoas perguntam: "Mas se Deus é Bom, como é que Ele pode lançar pessoas no inferno?"

Deus lança pessoas no inferno precisamente porque Ele é Bom.

Uma das características da Sua Bondade é a Sua Justiça. Como Ele não pode coexistir com o pecado não perdoado, Ele não aceita que pessoas que morreram no seu pecado entrem no Seu céu. Quem mentiu, roubou, adulterou e foi rebelde pecou e tem que pagar por esse pecado.

Isto implica que Característica de Deus na Qual as pessoas depositaram a sua esperança de salvação (a Bondade de Deus) é exactamente a mesma que lhes vai condenar à prisão eterna se eles morrem no seu pecado. Um bom juiz não permite que a lei seja violada sem haver punição. Deus, como o Juiz Supremo, não permitirá que a Sua Lei seja violada (com mentiras, roubos, etc) sem que alguém pague por ela.

O problema é: como todos nós somos inclinados para o mal e não para o bem (basta ligar a televisão para confirmar isso), não temos em nós o poder para "apagar" as nossas más acções com as nossas "boas acções". Se eu por acaso (ou de propósito) partir a janela dum homem rico, eu não a restauro se me comprometer a oferecer-lhe presentes. Ele até pode apreciar os presentes, mas a janela tem que ser paga por alguém.

O mesmo se passa com o nosso pecado: nós podemos até comprometer-mo-nos em ser "bons" para o resto da nossa vida, mas as coisas más que já fizemos no passado têm que ser pagas por alguém.

Todas as violações da Lei Divina terão que ser saldadas por nós ou por Alguém no nosso lugar.

Devido a nossa inabilidade para saldar a dívida para com Deus (como consequência do nosso próprio pecado), o Próprio Deus providenciou Um Caminho de salvação para todos aqueles que sabem que já mentiram, roubaram, foram rebeldes ou cobiçaram pessoas e coisas que não lhes pertenciam. Esse Caminho chama-Se Jesus Cristo.

Quando Jesus Cristo morreu na Cruz do Calvário, Deus depositou sobre Ele o castigo de todos os pecados que a humanidade alguma vez cometeu e vai cometer. Isto implica que, aqueles pecadores que se arrependem dos seus pecados e aceitam o Senhor Jesus Cristo como Único e Suficiente Salvador, recebem a Justiça de Deus na sua conta espiritual, e Deus perdoa-lhes as transgressões.

Deste modo, Deus consegue - ao mesmo tempo - ser Bom (ao providenciar o Caminho para a Salvação) e Justo (ao castigar o nosso pecado no Corpo do Senhor Jesus Cristo).

Por isso é que aqueles que depositam a sua Fé em Cristo Jesus podem admitir que são "más" pessoas, mas más pessoas perdoadas em Cristo. Isto não as torna melhores que as demais; isto apenas as torna perdoadas.

Quando Deus julgar o mundo no Dia do Juízo Final, os pecadores que confiaram em Cristo irão ser julgados não segundo os seus pecados (que estão perdoados em Cristo) mas segundo a Justiça de Deus que lhes foi oferecida no momento em que genuinamente se arrependeram da sua vida passada (e dos seus pecados) e aceitaram Jesus como Salvador.

Estar na condição de perdoado não é licença para se pecar. Se alguém conclui que a salvação é licença para pecar, então ele ou ela não entende o conceito da salvação.

Conclusão:

Deus é Bom e ama a todos mas a Sua Natureza Santa não aceita a presença do pecado. Devido a isto, todos aqueles que tencionam viver para sempre em paz têm que avaliar a sua vida de forma sincera e profunda, e mentalizarem-se que as suas boas obras não são suficientemente boas para os tornar aceitáveis aos Olhos do Deus Puro e Santo.

Disse-lhes Jesus: Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim.
João 14:6

0 comentários:

Enviar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More